Image

Histórico da Casa de Cultura de Venâncio Aires

Fundado em 10 de dezembro 1987, o NUCVA – Núcleo de Cultura de Venâncio Aires é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que atua em diversas áreas culturais. É associado ao Conselho Internacional de Museus - ICOM-BR sob o nº 15770.

O Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994, com peças antigas doadas pela comunidade. Tal quantidade e diversidade, em parceria com a Universidade de Santa Cruz-UNISC, resultaram na aprovação do projeto: “Venâncio Aires, RS: Museu e Arquivo Histórico”, junto ao Ministério da Cultura, subdividindo o acervo em diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos, biblioteca.

Devido a este sucesso foi lançada em 17 de dezembro de 1994 uma campanha para aquisição do histórico Edifício Storck, construído pelo arquiteto Simão Gramlich a partir de 1929. O Edifício Storck, em estilo europeu, com área de 1328 m², custaria U$ 500.000,00 ao câmbio da época. Não possuíamos um centavo em caixa para aquisição do mesmo. A comunidade foi mobilizada e passou a contribuir com pequenas doações mensais através de débitos em suas contas bancárias, assumindo o pagamento de m², em períodos de até dois anos, concluindo - se o pagamento em 27 de Abril de 1998, num total de R$ 508.752,15. No dia 30 de novembro de 1997, com a presença do Ministro da Cultura, Francisco Weffort, foi reaberto o Museu de Venâncio Aires no Edifício Storck revitalizado, com exposições que seguem a norma de um museu dinâmico, onde a cada ano ocorrem, no mínimo, duas exposições diferentes por sala, atraindo cada vez mais os visitantes. Nestas exposições realçamos vestidos de noivas pretos, realejo, instrumentos musicais, bicicleta de madeira, armas, espadas, vestimentas religiosas, numismática, arqueologia, instrumentos médicos e odontológicos, entre outros.

A visitação ao Museu é gratuita, pois não seria justo cobrar dos doadores deste acervo ou do prédio. O “Museu de Venâncio Aires, o museu de Muitos Donos” é de propriedade da comunidade e, por esse motivo, à entidade tem seu suporte econômico baseado na locação de pontos comerciais em sua sede.

Acervo diversificado

Devido a campanha de aquisição de objetos ter sido muito abrangente na comunidade, o Museu de Venâncio Aires conta com objetos dos mais variados tipos

NOIVAS DE PRETO

NOIVAS DE PRETO

Além de ser uma cor clássica para roupas, a cor preta estava associada as ideias de respeito e fertilidade. Esta foi uma tradição trazida pelos primeiros imigrantes de nossa região.

REALEJO

REALEJO

Instrumento de origem alemã, com funcionamento através de rolos de músicas, acionados por uma manivela

ESCOLAR

ESCOLAR

Uma das preocupações dos imigrantes se relacionava ao aprendizado de seus filhos

GRAMOFONE

GRAMOFONE

Gramofone reproduz sons por meio de um disco, onde uma agulha transmite vibrações para a campânula. Objeto da década de de 1920

VASILHAS DE CERÂMICA

VASILHAS DE CERÂMICA

Decoração ungulada e corrugada, para uso cotidiano dos povos indígenas

PERTENCES ENCONTRADOS

PERTENCES ENCONTRADOS

Ossos e pertences encontrados em vasilhas de enterramento