Fundado em 10 de dezembro 1987, o NUCVA – Núcleo de Cultura de Venâncio Aires CNPJ 91342279/0001-47 com sede própria na Casa de Cultura na Rua Osvaldo Aranha 1021 Venâncio Aires/RS, é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos. É associado ao Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR nº 15770), e produtor cultural nº 557 da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

A fundação do Museu de Venâncio Aires em 26 de outubro de 1994, iniciou com doações de peças antigas feitas pela comunidade. O acervo é formado por diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos e acervo bibliográfico.

Em 17 de dezembro de 1994 foi realizada uma campanha para aquisição do Edifício Storck, construído pelo arquiteto Simão Gramlich a partir de 1929, o Edifício Storck, em estilo europeu, com área de 1328 m², por U$ 500.000,00 foi adquirido ao câmbio da época, sem possuir um centavo em caixa.

A comunidade foi mobilizada e passou a contribuir com pequenas doações mensais através de débitos em suas contas bancárias, assumindo o pagamento de metros quadrados em períodos de até dois anos, concluindo - se o pagamento em 27 de Abril de 1998 num total de R$ 508.752,15.

No dia 30 de novembro de 1997, com a presença do Ministro da Cultura, Francisco Weffort, foi reaberto o Museu de Venâncio Aires no Edifício Storck revitalizado, agora com o nome de “Casa de Cultura de Venâncio Aires”, e com exposições que seguem a norma de um museu dinâmico, onde a cada ano ocorrem, no mínimo, duas exposições diferentes por sala, atraindo cada vez mais os visitantes, que são convidados a retornarem.

Em 26 de outubro de 2001, a pedido do NUCVA, o Edifício Storck foi declarado o primeiro Patrimônio Histórico Municipal de Venâncio Aires pelo decreto nº 3049.

Nestas exposições realçamos vestidos de noivas pretos, realejo, instrumentos musicais, bicicleta de madeira, armas, espadas, vestimentas religiosas, numismática, carroças, caminhão, arqueologia, instrumentos médicos e odontológicos, jornais e revistas

A CRT Brasil Telecom lançou cartões telefônicos com a imagem da “Casa de Cultura”, do evento "II Dança Venâncio" e peças do acervo: vestidos de noivas pretos, realejo e bicicleta de madeira, num total 1.000.000 cartões telefônicos realizando assim grande divulgação institucional de nosso museu.
A visitação à Casa de Cultura e seus departamentos é gratuita, pois não seria justo cobrar dos doadores deste acervo ou do prédio por isso. O “Museu de Venâncio Aires o museu de muitos donos” por ser de propriedade da comunidade e, por esse motivo, à entidade tem seu suporte econômico baseado na locação de pontos comerciais em sua sede.

A Casa de Cultura funciona ao público nos seguintes horários: de terça-feira a sexta-feira, das 14:00 às 17:00 horas; Domingos, das 15:00h às 18:00, ou com horários agendados para visitações de escolas e grupos turísticos.

 

REGISTROS DA CASA DE CULTURA DE VENÂNCIO AIRES

 

Content Image
Vasilhas de Cerâmica

Decoração ungulada e corrugada, para uso cotidiano dos povos indígenas